3.7.17

João Saldanha - 100 anos hoje

Do fundo da estante: cometi algumas ilustrações de capas de CD e livros. Esta foi feita para um livro de João Saldanha (que hoje faria 100 anos), que originalmente tinha por título "Subterrâneos do Futebol". Foi publicado pela Editora Revan, no ano de 1996. O desenho foi construído com lápis de cor e pastel seco.
O editor procurou, numa nota introdutória, explicar a mudança do título, pois segundo ele, o nome "Subterrâneos do Futebol" tinha sido uma brincadeira do João com seu companheiro de partido, Jorge Amado - pois, o mestre baiano tinha lançado antes uma grande obra (uma trilogia) cujo título era "Os Subterrâneos da Liberdade". Com o passar de mais de trinta anos, tal brincadeira, de acordo com o editor, tinha perdido o sentido - "se perdeu no tempo"- e além disso, longe da escuridão que o subterrâneo carrega, as histórias narradas no livro, na sua maioria, eram "alegres e engraçadas". De qualquer modo, me senti muito honrado por ter feito a ilustração de um livro de João sem medo.
João Saldanha era um grande cara mesmo - um dia, vendo minha figura de corpo de passeio tragar um Hollywood filtro no corredor da redação (sim naquele tempo fumava-se na redação abertamente), ele me chamou de lado e me explicou os males do fumo, citou o exemplo de que não tinha um pulmão por causa daquilo etc e tal...Perdeu seu precioso tempo com um jovem desenhista que, quem diria, tempos mais tarde iria fazer a capa de um livro dele. Salve João Sem Medo!
(Clique na imagem para ampliar e VER melhor)

Nenhum comentário: