26.7.17

Caricatura do aniversariante do dia: Mick Jagger

(Clique na imagem para ampliar e VER melhor)

Do fundo do baú: reza a lenda que ele faz aniversário hoje, nasceu no dia 26 de julho de 1943. Mick Jagger é o cara!
Não sei porque cargas d'água me veio à mente a época em que trabalhei como contínuo na Folha de S. Paulo.
Fazia de tudo no Depto. de Promoções do jornal: depositava dinheiro dos funcionários graduados no banco, comprava o cigarro "Caporal Amarelinho" pro chefe francês (acostumado com os estoura-peito Gauloises e Gitanes), distribuia a correspondência, preenchia com letras góticas os diplomas que a Folha distribuia para gente que participava dos concursos, cursos, exposições e shows que por lá rolavam. Cheguei a colar cartazes de um concurso de piano naquela velha rodoviária de paredes cobertas de pastilhas (como a velha redação do jornal) e em boa parte das lojas da rua Augusta. Uma vez tive que segurar na força do meu braço de moleque magrelo, uma pesada harpa peruana a bordo daquelas pick-ups que distribuíam o jornal. Lá estava eu, a desfilar em carro aberto, ridiculamente agarrado àquele monstro sublime rodando pelas ruas da metrópole da garoa. Foi nesse tempo que participei ativamente do "movimento tropicalista" ao carregar todo pimpão, uma guitarra de um dos componentes dos Mutantes, que fizeram um show que não assisti, porque estudava de noite num curso técnico de química industrial.
Naquela época, anos 60, a FSP fazia exposições no saguão e Jam Sessions em seu auditório (num certo dia pintou no Depto.o grande jazz man Booker Pittman (eu não acreditei que estava diante de uma lenda do jazz) e sua filha, então saindo da adolescência Eliana que viria a se tornar uma excepcional cantora).
Não sei por que entrei nesse lero, lero...Ah, agora lembrei: foi por causa de uma exposição internacional de desenhos infantis que aconteceu no saguão do jornal - ali ajudei a fixar um desenho (com paspatur ou passe-partout feito por mim) de um garoto inglês que procurou caricaturar o então jovem Mick Jagger. Fiquei encantado com o traço do menino, aquela arte que brota da inocência da infância, sem regras, nem nada, que permite acontecer coisas inesperadas. (Picasso dizia que queria terminar seus dias pintando como um infante). Acho que o moleque conseguiu ganhar um diploma, imagino, muito mal grafado por aquele rapaz latinoamericano, sem dinheiro no bolso que amava os Beatles mas que se identificava mais com os Rolling Stones (porque achava que eram pobres - não sabia de nada, inocente). Usava aquelas penas "Speedball" especiais para caligrafia e vivia com as camisas manchadas de nanquim Tallenz. E de noite usava um jaleco todo furado de ácido sulfúrico mal manuseado no laboratório. He he. Viva o Mick Jagger!!!

Nenhum comentário: