12.2.17

Caricatura de George Orwell

Do fundo do baú : caricatura de George Orwell (1903/1950), autor do livro "1984" (que foi escrito em 1948 e lançado em 1949). Existe também uma versão cinematográfica com John Hurt no papel de Winston Smith, um cara que acaba por sacar as malandragens do "Grande Irmão" (Big Brother).
O autor e o livro passaram a fazer um surpreendente sucesso nos EUA com a mudança de governo nos EUA.

Aproveitei e "postei" também capa de uma velha edição de "1984" que tenho aqui em casa. Ela é de 1970 e foi publicada pela Companhia Editora Nacional / São Paulo (com desenho da capa feito por Fajardo & Rezende).
(Clique nas imagens para ampliar e VER melhor)

Nesse romance distópico, seu autor mostra o funcionamento de uma sociedade submetida a um governo de controle midiático total, orquestrado por um tal de "Big-Brother" que aparece numa "Tele/tela, e cuja fala e imagem está em todos os lugares. Figura e exibição que encarna os poderes totalitários.

A princípio se supôs que o tal BB seria uma referência a Stalin, o supremo tirano que ainda governava a URSS, mas aos poucos a crítica e o público começaram a identificá-lo mais como uma figura abstrata, uma criação - talvez um ícone inventado, que concentraria e na verdade encobriria o poder de um grupo, que tinha se assenhoreado do aparelho de Estado. Muitos então passaram a ver não Stalin e a URSS, mas a Inglaterra e o "establishment" inglês - especialmente as tendências totalitárias que engatinhavam naquele tempo. (vistas na propaganda, nos discursos políticos, nos editoriais e textos dos articulistas e cronistas da mídia daquela época ).
Nessa sociedade ficcional, de vigilância e controle total rolava o uso da chamada "Novilíngua", um artifício que podava a linguagem de palavras problemáticas, ou alterava seus sentidos num processo de manipulação constante, que tolhia a possibilidade do pensamento crítico atingir as massas. Uma "pollyanização" da população daquele país "perfeito".

Nenhum comentário: