17.11.16

Exposição de Caricaturas no Centro Cultural Justiça Federal. No centro do Rio de Janeiro

A partir de hoje, dia 17 (quinta-feira) está rolando a A 2ª Bienal Internacional da Caricatura com uma exposição para celebrar o CENTENÁRIO do 1º SALÃO DOS HUMORISTAS DE 1916.
A exposição acontece nos salões do Centro Cultural Justiça Federal, Avenida Rio Branco, nº241 - 2º andar.
O CCJF fica próximo da Estação Cinelândia (RJ).
Olhe só as feras imortais que vão ser homenageadas por um time de caricaturistas contemporâneos: Luiz Peixoto, Raul Pederneiras, K.Lixto, J.Carlos, Amaro do Amaral, Fritz, Seth, Max Yantok, Belmiro de Almeida, Hélios Seelinger, Basílio Viana, Nemésio Dutra, Ariosto, Di Cavalcanti, Romano, Arthur Lucas – Bambino, Loureiro, Mora, Madeira de Freitas, Anita Malfatti. Além dessa exposição três outras homenagens estão lá , uma a Seth - pioneiro do desenho animado brasileiro, outra ao surpreendente caricaturista J.Ozon Rodrigues e uma simpática lembrança do saudoso cartunista Jorge de Salles.
A entrada é gratuita. Não é necessária a apresentação de convite.

Eu modestamente escolhi Fritz (1895-1969) para caricaturar por causa daquela escultura do "Pequeno Jornaleiro"(obra dele) que sempre esteve no centro do Rio anunciando "manchete do dia". O diabo é que dele só existe um registro fotográfico para servir de modelo. O desenho foi feito inteiramente com lápis de cor.
A exposição está muito bem montada. A curadoria foi feita pelo bravo pesquisador Lucio Muruci.
(Clique na imagem para ampliar e VER melhor)

Nenhum comentário: