21.1.12

Osvaldo Maneschy lança novo livro com DVD sobre Brizola



O jornalista Osvaldo Maneschy lança nesta segunda-feira, 23 de de janeiro de 2012, a partir das 18 horas, o livro “Leonel Brizola – A Legalidade e Pensamentos Conclusivos”, na sede da ABI (Associação Brasileira de Imprensa), nono andar, no Rio de Janeiro, como parte das comemorações pelo do nonagésimo aniversário do líder trabalhista, falecido em junho de 2004.

Sinopse do livro
A Legalidade e outros pensamentos conclusivos de Leonel Brizola
No livro A Legalidade e outros pensamentos conclusivos de Leonel Brizola o herdeiro do Trabalhismo dá – na primeira pessoa – a sua opinião sobre diversos temas políticos atuais - através de transcrições de suas falas recolhidas ao longo dos anos pelos organizadores – Osvaldo Maneschy, Apio Gomes, Paulo Becker e Madalena Sapucaia - que somam mais de 300 horas de gravação de palestras, discursos e entrevistas, entre 1991 e 2004.
A primeira parte da obra, publicada pela Editora Nitpress, é totalmente dedicada ao movimento da Legalidade de 1961 liderado por Leonel Brizola a partir do Rio Grande do Sul, que uniu o Brasil e derrotou os golpistas que tentaram impedir a posse de João Goulart - episódio do qual Brizola tirou uma grande lição: os golpes só prevalecem na desinformação.
A Cadeia da Legalidade, a partir da encampação pelo governo gaúcho da Rádio Guaíba, reuniu espontaneamente mais de 100 emissoras de rádio, encurralando os militares golpistas na opinião pública nacional, majoritariamente contra o golpe. Mas do episódio Brizola cultivou grande frustração a ponto de dizer, em 2001, na fase conclusiva de sua vida: “Na Legalidade, perdemos uma chance que a História nos deu de bandeja”.
Brizola queria enfrentar os militares golpistas e fechar o Congresso Nacional convocando, logo em seguida, uma Constituinte.  Mas Jango conciliou e veio o golpe de 1964. Um CD acompanha o livro onde uma parte dos fatos relacionados à Legalidade é narrada pelo próprio Brizola.
Já a segunda parte é uma reedição do livro originalmente publicado em 1994 com o título Com a palavra, Leonel Brizola, onde o ex-governador, também na primeira pessoa, fala sobre processo social, Trabalhismo, economia, getulismo, problemas brasileiros, política, mídia, golpe de 64, violência e pobreza, entre outros temas.
O prefácio é assinado pelo jornalista Paulo Henrique Amorim. O livro estará disponível ao público a partir do dia 23 de janeiro nas melhores livrarias ou pela Internet, através da loja online da Editora Nitpress, no endereço www.nitpress.com.br.
A obra é parte de um projeto maior voltado à preservação das palavras e idéias de Brizola que desdobrará em novo livro, em futuro próximo, mais extenso e detalhado - cujo título ainda provisório é Leonel Brizola, outras reflexões.
Mais informações no link http://radiolegalidade.com.br/?p=2077

Nenhum comentário: