6.11.11

Programe-se: Documentário sobre Noel Rosa no Arquivo Nacional



O público do Rio de Janeiro terá a oportunidade de assistir ao documentário “Noel Rosa – Poeta da Vila e do Povo” no dia 10 de novembro, quinta-feira, às 17h40m, durante o 10º Recine – Festival Internacional de Filmes de Arquivo, promovido pelo Arquivo Nacional. A reportagem musical que celebra o centenário de nascimento do compositor carioca foi premiada em diversos festivais no Brasil e participou das mostras de Paris e do Japão, sendo selecionada para o 10º Festival Internacional de Filmes de Arquivo, Recine. Local: Praça da República 173, no Centro, onde funcionava antigamente a Casa da Moeda. Entrada Franca.

“Noel Rosa – Poeta da Vila e do Povo”, dirigido pelo jornalista Dácio Malta e com narração de Martinho da Vila, também foi selecionado para o 2º Festival Nacional de Cinema de Petrópolis entre 157 obras de 13 estados, além da capital federal, e sua apresentação será no dia 7 de novembro, às 15h45m, no Centro de Cultura Raul de Leoni e dia 8 no Theatro D. Pedro, às 16h45, no Centro.

Exibido em cinco episódios na TV Brasil, em dezembro, como especial de final de ano, foi um dos documentários selecionados para o 13º Festival du Cinéma Brésilien de Paris, que este ano homenageou a obra de Nelson Pereira dos Santos. Produzido por Roberto Faissal, da Cinemar, tem fotografia de Antonio Luiz Mendes e Rogério Reis e direção musical ddo compositor|cantor Zé Renato que divide a apresentação musical com a cantora Mariana Baltar.

Noel Rosa morreu aos 26 anos e em apenas sete anos de carreira deixou 227 músicas, algumas consideradas obras-primas, de sucesso até hoje. Nos cinco episódios de 26 minutos que compõem o filme, são entrevistados 17 artistas, músicos, cineastas e pesquisadores, e apresentadas 46 músicas com Chico Buarque, Zeca Pagodinho, Caetano Veloso, Ivan Lins, Mart’nália, João Bosco, Monarco, Paulinho da Viola, Moacyr Luz, Dona Canô – para não mencionar os arquivos de interpretações de Braguinha, Aracy de Almeida, Marília Batista, Silvio Caldas e Ismael Silva, entre outros. Para o diretor executivo Roberto Faisal, essa é uma oportunidade rara de ver reunidas tantos artistas da Música Popular Brasileira, que confessam a importância de Noel Rosa em suas vidas.

O trabalho de pesquisa durou 20 meses, e foram realizadas mais de 60 horas de gravações, para reduzir o filme a 2h10m.Cada episódio tem uma personalidade da MPB que celebra Noel, improvisando versos sobre o samba “De Babado”.

Nenhum comentário: