30.9.11

Robertinho de Paula chega de turnê na Itália e lança, nesta sexta e neste sábado, no Café Pequeno, seu primeiro CD, "Natural"




Com produção do amigo Mauro Cleverson, o guitarrista, violonista e compositor Robertinho de Paula (foto acima) faz duas apresentações de lançamento do CD "Natural" nesta sexta e neste sábado, 30 de setembro e primeiro de outubro, às 19h, no Teatro Municipal Café Pequeno (Av. Ataulfo de Paiva, 269 - tel.: 2294-4480). O músico, nascido em Bangu e morador em Madureira, chegou há poucos dias de turnê pela Itália, país aonde se dirige com frequência não apenas pela agenda artística - de muitos shows em "night clubs" e festivais de jazz -, mas também por um motivo familiar: lá, há décadas, vive e trabalha o seu pai, grande compositor e multi-instrumentista, Írio de Paula (foto acima), também nascido no mesmo bairro da Zona Oeste - na infância, integrou o conjunto Os Pinguins de Bangu. Autodidata como Írio, Robertinho dele "puxou" as cordas de técnica apurada e este seu primeiro CD, patrocinado pelo projeto musical Som do Rio e pelo CEAP (Centro de Articulação de Populações Marginalizadas), tem título resumidor da desenvoltura do dom naturalmente exercitado. Além do pai (presente na produção como músico e compositor em faixas como "Saudade do Chorinho" e "Samba Blues"), Robertinho também dedica o disco ao xará e mago da percussão Robertinho Silva, compadre de Írio e outro instrumentista que aprendeu muito com a própria sabedoria e sagacidade, vindo de Realengo, outro bairro da Zona Oeste do Rio. Contando no show com a brilhante participação do contrabaixista Berval Moraes e do baterista Régis Gonçalves, Robertinho de Paula faz, naturalmente, um trabalho que vai ao encontro daqueles que curtem um instrumental de primeira.

        ***
Pós-escrito: Robertinho de Paula e Írio de Paula, aos violões nada vadios, em dois duos jazzísticos nos "links" seguintes: 1) "Upa, Neguinho", de Edu Lobo e Gianfrancesco Guarnieri, mostrado  em "pocket concert" realizado em Veneza em 2004; 2) "BI.GI.", de Írio de Paula, em gravação que consta do CD de Robertinho.


          http://www.youtube.com/watch?v=8OVbX8_010k
("Upa, Neguinho")

          http://www.youtube.com/watch?v=4kd2kQEvlNk ("BI.GI.")

Nenhum comentário: