8.9.11

Alfredo Cardim, nesta quinta, em show na MC Galeria: um pianista esmerado na noite do Arpoador



 
Há uns três anos, em um expositor de supermercado, aqui em Laranjeiras, adquiri um CD da melhor qualidade, lançado em 2004: o do conjunto DNA Bossa Trio (foto acima), com recomendação no encarte assinada pelo professor e crítico de jazz José Domingos Raffaelli. Um CD que principia com um tema pouco difundido de Jobim, "Blusa Vermelha" ("Red Blouse"), seguido de outro pouco lembrado de Johnny Alf, "Fim de Semana em Eldorado" e percorre "standards" como "Dora", de Caymmi, "April Child", de Moacir Santos", e "Olhou pra Mim", de Ed Lincoln e Sílvio César, entre outras faixas. Mas por que DNA? Porque com essas letras se iniciam os nomes dos seus ótimos integrantes, com longa vivência e lida profissional nos EUA: Duduka da Fonseca, baterista (casado com a cantora Maucha (Maria Lúcia) Adnet, ex-Céu da Boca), Nílson Matta, baixista, e Alfredo Cardim, pianista. Dos três, este último está de novo no Rio há algum tempo, onde vem apresentando-se, com o brilho e o esmero das suas teclas, em algumas casas noturnas.
            Apesar da sua aparência jovial, Alfredo Cardim vem de longe na nossa música instrumental, obrando no quarteto de Edison Machado, no comecinho dos anos 70, em substituição a Haroldo Mauro Jr., antes de tentar a sorte na pátria de Barack Obama. Lá, estudou nas prestigiadas Berklee College of Music e Julliard School of Music e tocou com diversos nomes de peso na seara do jazz, como Gerry Mulligan, Herbie Mann e Joe Henderson, marcando presença em endereços-referência do gênero, como o Blue Note e o Village Gate. Em um de seus retornos ao Rio, destacou-se, na noite local, nos anos 90, participando do Fogueira Três, ao lado do contrabaixista Fogueira e do baterista Haroldo Jobim, até mesmo com elepês gravados de bossa nova. Nesta quinta-feira, às 21h, de acordo com o "flyer" acima, Alfredo acompanha o cantor Antônio Carlos como atrações da simpática série Exposições Musicais, que adentra setembro na MC Galeria, no Arpoador (Rua Francisco Otaviano, 55 - tels.: 2247-7793/2513-9393).  
           ***

Pós-escrito: 1) nos "links" seguintes, ouvimos a) o "cool" Fogueira Trio tocando "Wave", de Antonio Carlos Jobim,  b) "One for Donato", estudo de Alfredo Cardim para o ensino de piano voltado para o samba, uma das lições encontradas no livro "Brazilian Piano", dele e de Robert Willey, e c) o pianista em ação numa "jam" do TribOz, tocando com o contrabaixista Fernando Leporace, o soprista Dado e o baterista Jorge Amorim;
                   2) reparando equìvoco de inserção de "link" na dica de domingo passado, sobre show, em Sampa, de Joana Duah e participação especial de Filó Machado, vemos essa cantora, acompanhada do Baião de 5, dando um belo recado em "Perfume de Cebola", de Filó e Cacaso.
           
            http://www.youtube.com/watch?v=5_7DicgnXic
("Wave")

            http://www.youtube.com/watch?v=dsY_cq9bI9Y
("One for Donato")

            http://www.youtube.com/watch?v=34S98raCasY (Alfredo Cardim tocando no TribOz)

            http://www.youtube.com/watch?v=0ABEdJjeKV4 ("Perfume de Cebola", com Joana Duah e o Baião de

Nenhum comentário: