30.8.11

Emílio Santiago: um cantor e tanto com que a noite carioca presenteou o Brasil



Prezados amigos,

           Exigente consigo sob as luzes da ribalta, a ponto de evitar ver "tapes" de seus shows pois tende a detectar, aqui e ali, algo que poderia ser ainda mais benfeito, Emílio Santiago (foto acima) vem de uma época em que, como já comentou em entrevista, ainda havia critério e rigor na mídia quanto ao aspirante ao estrelato no nosso canto popular. A exemplo da também carioca Áurea Martins, ele foi nacionalmente revelado em concurso do programa "A Grande Chance", de Flávio Cavalcanti, exibido aos domingos pela tevê em rede nacional, e, ainda como ela, teve sua iniciação profissional na noite como "crooner". Assim, cantou de tudo, para atender ao paladar musicalmente diverso do público em casas como a boate Flag, um passado que recomendou ao então diretor artístico da Philips, Roberto Menescal, em 1977, mais uma de suas realizações de bom gosto: o elepê "Feito pra Ouvir", cujo título logo remete à famosa série "Feito pra Dançar", de Waldir Calmon, no anos 60. Servindo-se do sereno e do céu estrelado que tão intimamente conheceu nos verdes anos de carrreira e assim afinado com o clima dos discos do pianista do Arpège, Emílio contou no "revival" conceitual da sua referida bolacha, reeditada em CD pela Dubas - selo do letrista Ronaldo Bastos - com um trio liderado por outro pianista, Laércio de Freitas, responsável, com João Theodoro (J. T.) Meirelles, pelos arranjos.
           Com o aplauso caloroso de público e crítica ao seu trabalho, nele ficou para trás o advogado formado pela Faculdade Nacional de Direito, que, ainda dentro de si, cedeu naturalmente terreno, por força de inelutável vocação, ao trânsito livre e desenvolto do cantor, que, ainda com Menescal, faria, a partir de 1988, uma série muito bem-sucedida na Som Livre, "Aquarela Brasileira", do primeiro ao sétimo discos, o último deles em 1994. Um impulso e tanto para a expansão, no mercado, da sua voz, dada ao improviso jazzístico e cujo veludo já lhe valeu o epíteto de Nat King Cole brasileiro e sugeriu ao crítico Stephen Holden, do "The New York Times", a comparação com a maciez de estilo de Johnny Mathis. Se Cauby Peixoto tem na Conceição criada por Dunga e Jair Amorim a "pièce de résistence" de toda apresentação que faz, Emílio Santiago não é poupado, nos seus shows, dos insistentes pedidos, até mesmo no exterior, para cantar "Saigon", de Cláudio Cartier, Paulo César Feital e Carlão, a mais marcante, em termos de popularidade, entre tantas faixas que gravou. Bela composição muito valorizada por esse cantor simplesmente magnífico, do qual sou mais um na legião de admiradores que tem, "here, there and everywhere", e a quem presto, com o meu texto e a minha intenção, esta singela homenagem.          
          Um bom dia a todos. Muito grato pela atenção.

          Um abraço,

          Gerdal

Pós-escrito: nos "links" seguintes, com Emílio Santiago: 1) "Tendência", na companhia de Jorge Aragão, um samba deste com Dona Ivone Lara, constante do recentíssimo CD do cantor, "Só Danço Samba", lançado pela sua Santiago Music; 2) "Minha Esquina", pouco lembrada e uma das mais sedutoras composições de João Nogueira e Paulo César Pinheiro, com o letrista em destaque na imagem; 3) "Aula de Matemática", de um ainda pré-bossa-novista Tom Jobim em parceria com Marino Pinto; 4) "Onde o Céu Azul É Mais Azul", exaltação de Braguinha, Alberto Ribeiro e Alcyr Pires Vermelho; 5) a animada "Verdade Chinesa", que o niteroiense Carlos Colla fez com Gílson; 6) uma preciosidade do porta-joias autoral de Ary Barroso, o samba-canção "Ocultei"; 7) "Somos Dois", de Klecius Caldas, Armando Cavalcanti e Luís Antônio, gravada por Emílio em elepê de 1995, "Perdido de Amor", dedicado a Dick Farney.  
     
            http://www.youtube.com/watch?v=a3n3NiPMf7k
("Tendência")

            http://www.youtube.com/watch?v=GcKGo2cSEwo
("Minha Esquina")

            http://www.youtube.com/watch?v=BM2t9Lc6d2s&feature=related
("Aula de Matemática")

            http://www.youtube.com/watch?v=GiB0nRJ0z1Q&feature=related
("Onde o Céu Azul É Mais Azul")
            http://www.youtube.com/watch?v=wHhjNm7d-Yk
("Verdade Chinesa")

            http://www.youtube.com/watch?v=P3R1dGgYJDk&feature=related
("Ocultei")

            http://www.youtube.com/watch?v=1APuzTaqmzk
("Somos Dois")

Nenhum comentário: