30.7.11

Sueli Costa, neste sábado, em show informal em Paquetá: a canção delicada servida em louça fina




"Falar de mim/falar de Minas/falar de estranho, ausente mar/onde navega a minha sina/desde menina, pirata do ar..../mares da Índia, mares da China/são tantos mares a saquear/mares de Espanha/mares de Minas/as fantasias do navegar..."     

            Prezados amigos,

            Provando uma feijoada, em 1971, em meio a outros artistas, na casa do compositor Gutemberg Guarabyra - já vitorioso com a sua Margarida no FIC de 1967 -, Sueli Costa (foto acima) decidiu morar no Rio de Janeiro para viver da música. Uma decisão tomada não pelo sabor do acepipe, certamente bom, mas pelo forte estímulo que recebeu do anfitrião baiano para que ela aqui domiciliasse o seu talento.Vinda de uma família de Costas "quentes" no ramo - a mãe professora de piano e canto coral e os irmãos, Lisieux, Telma, Afrânio e Élcio, dedicados ao canto ou a algum instrumento -, essa tijucana, que, ainda um bebê, foi para Juiz de Fora (Rua Porto Seguro, bairro Benfica), seria destaque, na cidade, por sua canção delicada e anímica, bem situada com um quarto lugar em festival de MPB lá realizado em 1968. A mudança de ares sugerida por Guarabyra foi, natural e jobinianamente, para Sueli - que já largara, no último ano de faculdade, a formação em Direito -, a "consequência inevitável" da expansão profissional da sua vocação e da vida de artista que, naquele berço político do recém-falecido Itamar Franco, mineiramente - também pela discrição de Sueli -, se ensaiava.
            Já de vez no Rio, a louça fina do seu repertório logo encontraria intérpretes afamados, como Elis Regina, em 1972, lançando "Vinte Anos Blue". Curiosamente, por causa do jeito reservado de Sueli, também professora de música da rede pública de ensino, houve quem, ante a sua sequência de sucessos, pensasse que ela não existia de fato, talvez um pseudônimo, pois muito pouco aparecia na mídia em carne e osso. Só para um show histórico, com direção de Fauzi Arap - "Cena Muda", com Maria Bethania, em 1974 -, ela contribuiu com nove canções no roteiro (também no elepê gravado ao vivo) e, devido a outro estímulo forte, agora da mana de Caetano, Sueli, no ano seguinte, partiria para o seu primeiro elepê solo. Apesar de reduzidos em número, outros viriam, marcantes, confirmando a grandeza de uma obra tecida ora por fio próprio, ora com o alinhavo poético de parceiros de peso, como Cacaso, Tite de Lemos, Abel Silva, Paulo César Pinheiro, Vítor Martins e José Carlos Capinam, este o dos versos de "Mar de Espanha", supradestacados.
           Em rara apresentação de sua música por si mesma, Sueli Costa canta e toca neste sábado, 30 de julho, às 17h, na Casa de Artes de Paquetá ("flyer" acima). Aos interessados que não acordam cedo, há barcaças para a ilha, saindo naturalmente da Praça XV, às 10h30 e às 13h30.
           Um bom dia a todos. Grato pela atenção à dica.

           Um abraço,

           Gerdal

Pós-escrito: nos "links" seguintes, 1) "Canção Brasileira", de Sueli Costa e Abel Silva, com Carmen Queiroz; 2) "Dentro de Mim Mora um Anjo", de Sueli Costa e Cacaso, com a viúva deste, a baiana Rosa Emília, hoje radicada na Itália; 3) "O Primeiro Jornal", de Sueli Costa e Abel Silva, com Fernanda Cunha, filha da falecida Telma Costa e sobrinha de Sueli; 4) dentista que, em ótima hora, abraçou o canto popular no palco, Sandra Duailibe mostra "Cão sem Dono", de Sueli Costa e Paulo César Pinheiro; 5) Elis Regina, em preto e branco, cantando seu insuperável "Vinte Anos Blue", de Sueli Costa e Vítor Martins; 6) fala e canto de Sueli Costa, que se acompanha ao teclado em "Altos e Baixos", dela e de Aldir Blanc.             

            http://www.youtube.com/watch?v=bhqW-cBWLuw ("Canção Brasileira") 

             http://www.youtube.com/watch?v=q4_6zJBmTrs ("Dentro de Mim Mora um Anjo")

             http://www.youtube.com/watch?v=cbAxHyCgh5s ("O Primeiro Jornal")

             http://www.youtube.com/watch?v=5k8d5lVWWeE&NR=1 ("Cão sem Dono")

             http://www.youtube.com/watch?v=cJTiRh3sNS4 ("Vinte Anos Blue")

             http://www.youtube.com/watch?v=Cs4aeZ7GgW8&feature=related ("Altos e Baixos")

Nenhum comentário: