22.4.11

Wanda Sá canta nesta sexta e neste sábado no Lapinha: a bossa nova curtida ao pé do ouvido



 
Prezados amigos,
 
         Como o jornalista e escritor Nelson Motta, a também sorridente cantora, compositora e violonista Wanda Sá leva jeito de carioca mas não é, na certidão de nascimento. Veio à luz, como ele, na capital paulista e, ainda como ele, migrou com a família para o Rio ainda em tenra idade, lançando-o, em 1964, como letrista, na faixa "Encontro" do elepê "Vagamente" (capa acima) - uma parceria dela com ele antes que Nelson, ainda naquela década, se salientasse como letrista em belas parcerias com Dori Caymmi, como "O Cantador", "De Onde Vens", O Mar É Meu Chão" e "Saveiros" (de vaia estrepitosa, em festival da canção popular, diametralmente oposta á beleza da composição, defendida por Nana Caymmi). Com produção de Roberto Menescal (seu professor de violão e par constante em show e gravação) e arranjos de Eumir Deodato, então debutante no "métier", "Vagamente" também revelava como compositores os irmãos Marcos e Paulo Sérgio Valle, Francis Hime e Edu Lobo, com o qual, cinco anos depois, ela se casaria e teria três filhos, um deles também voltado para a música popular como cantor e compositor, Bernardo (Bena) Lobo. Apontada por muitos como a melhor cantora da chamada segunda geração da batida diferente, Wanda é a dona da voz daquilo que, a exemplo de Astrud Gilberto e Lisa Ono, como expressão elevada, poderia  ser percebido e até classificado como uma "whispering bossa" nos expositores de "world music" pelas Fnacs afora, realçando um tipo de interpretação - no caso de Wanda, com adicional charme rouco de emissão - intimista e característico dessa onda que se ergueu, há tantos anos, no mar de títulos do mercado do disco daqui e dalhures, uma onda de canção que não morre no ar dos que respiram boa música..
         Muito bem acompanhada no palco pelo baterista João Cortez e pelo contrabaixista Dodo Ferreira - e com ele na foto acima -, Wanda Sá é a agradável atração do Lapinha (Av. Mem de Sá, 82 - sobrado - Lapa - tel.: 2507-3435) nesta sexta e neste sábado, 22 e 23 de abril, ás 22h30. Com eles, aliás, ela apresentou-se há pouco no CCBB em show dedicado à memória de Helvius Vilela, grande pianista e contador de piadas, na bem-vinda continuidade que Wanda, desde fins dos anos 80, após longo período de afastamento da cena artística - cuidando do lar, dos filhos ainda pequenos, quando casada com Edu (até 1982), e dando aulas de violão. A pleno gás, vem, então, na retomada do fino da sua bossa, realizando shows e discos em sequência, estes tanto solo, como "Domingo Azul do Mar", em 2002 , como em companhia de Pery Ribeiro e Osmar Milito ("Brasil Bossa-Nova", em 1992), Célia Vaz (o ótimo "Brasileiras", em 1996), João Donato, em 2003, e Roberto Menescal ("Estrada Tóquio-Rio", em 1998, e "Swingueira", em 2005).  Uma fã de carteirinha da bossa nova (adolescente ainda, na primeira fileira dos shows, sempre de olho no lance dos acordes inovadores ao violão) que, nessa levada internacionalmente envolvente, fez seus fãs, em particular no Japão, para onde já viajou amiúde atendendo a chamado para concorridas temporadas.
         Uma boa Páscoa a todos. Muito grato pela atenção à dica. 
 
         Um abraço, 
 
         Gerdal               
.     
Pós-escrito: nos "links" seguintes, 1) Wanda Sá e Pery Ribeiro cantam "Vagamente", de Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli, 2) ela e Menescal, duas vozes e dois violões, em imagem do programa "Ensaio", da TV Cultura (SP), lembram, vivamente, "Telefone", também dele com Bôscoli; 3) Wanda e Celia Vaz em uma das melhores gravações de "Samba do Grande Amor", de Chico Burque; 4 e 5) "E Vem o Sol", dos irmãos Valle, e "Tristeza de Amar", de Geraldo Vandré e Luiz Roberto, respectivamente, faixas do primeiro elepê de Wanda. .  
 
   
               http://www.youtube.com/watch?v=8YCZyTUH5Do&feature=related ("Vagamente")
 
               http://www.youtube.com/watch?v=cYVyj61zl2kNR=1&feature=fvwp ("Telefone")
 
               http://www.youtube.com/watch?v=7ksT-jGtWKw ("Samba do Grande Amor")
 
               http://www.youtube.com/watch?v=twex3NUByKg&feature=related ("E Vem o Sol")
 
              http://www.youtube.com/watch?v=WpSsAoH74UE&feature=related ("Tristeza de Amar") 

Nenhum comentário: