18.12.10

Nei Lopes e Wilson Moreira de volta ao Lapinha, neste sábado, para show comemorativo de 30 anos de arte negra em elepê essencial



"Abre as asas sobre mim/ó senhora liberdade/eu fui condenado sem merecimento/por um juramento, por uma paixão/violenta emoção/pois amar foi meu delito/mas foi um sonho tão bonito..." ("Senhora Liberdade"); "Goiabada cascão em caixa é coisa fina, sinhá/que ninguém mais acha" ("Goiabada Cascão"); "...nunca pensei que um lindo frasco, tão pequeno/pudesse comportar, meu Deus, tanto veneno/foi dose mortal/fez tão grande mal/mas eu quero outra vez/basta um só olhar/para reparar/todo o mal que ela me fez" ("Gotas de Veneno"); "Coité da boa/para ser coité de fato/tem que se cortar no mato/pra depois deixar secar/pra fazer cuia/também tem que ter ciência/quem não tiver competência/não vai ter bom paladar..." (Coité, Cuia"); "...se a vida é curta e o mundo é pequeno/vou vivendo e morrendo de amor/gostoso veneno" ("Gostoso Veneno"); "Hoje o olhar de mamãe marejou, só marejou/quando se lembrou do velho, o meu bisavô/disse que ele foi escravo, mas não se rendeu à escravidão/sempre vivia fugindo e arrumando confusão/disse pra mim que essa história do meu bisavô, negro fujão/devia servir de exemplo a esses "nego pai joão"/disse, afinal, que o que é de verdade ninguém mais hoje liga/isso é coisa da antiga" ("Coisa da Antiga"); "...saudade/veio à sombra da mangueira/sentou na espreguiçadeira e pegou um violão/cantou a moda do caranguejo/me estendeu a mão prum beijo e me deu opinião/depois tomou um gole de abrideira/foi sumindo na poeira/para nunca mais voltar..." ("Samba do Irajá")
     Neste sábado, 18 de dezembro, às 22h30, no palco do Lapinha (Av. Mem de Sá, 82 - sobrado - Lapa - tel.: 2507-3435 - "flyer" acima), um grande reencontro de dois cariocas do subúrbio - um do Irajá; outro de Realengo - em torno de um feito comum, porque de ambos, conjuntamente, e incomum, porque subido com elegância na cotação dos grandes discos da MPB, ao longo de 30 anos de existência, e emblema atual da convergência entre moças e rapazes da burguesia carioca e o samba da nossa terra numa Lapa rediviva em seu fascínio boêmio. De "A Arte Negra de Wilson Moreira e Nei Lopes", elepê da Odeon com arranjos do saudoso maestro Rogério Rossini, são os excertos acima, todos de composições de ambos, exceto o "Samba do Irajá", feito apenas por Nei, nascido e criado nesse bairro quente. Em sua escrita fina, escorreita e sempre bem fundamentada nos fatos, o jornalista Moacyr Andrade, em linhas recentes a respeito da excelência autoral da dupla no mundo do samba, lembra uma reportagem, de novembro de 1999, do Caderno B, do também saudoso "Jornal do Brasil" (dos seus bons tempos de informação), em cujo título surgia a interrogação: "Quem não quer gravar um samba dessa dupla?" - já conhecida, então, por sucessos que concorreram para a projeção de cantoras como Alcione, Clara Nunes e Zezé Motta. Uma interrogação que hoje poderia ser reendereçada, especialmente, aos novos valores do canto popular, que têm o vinil em questão na conta de referência seminal da sua ligação - e, antes, até mesmo tomada de contato - com o samba. "Eu!", "eul", "eu1", exclamariam, desejosos de gravar uma música destes fabulosos Wilson Moreira e Nei Lopes, confortavelmente situados no "manjamento" da MPB da B - "da boa", naturalmente.
     Um bom dia a todos. Grato pela atenção à dica.
 
     Um abraço,
 
     Gerdal
 
Pós-escrito: nos dois primeiros "links" abaixo, Nei Lopes, em bares paulistanos, canta "Só Chora Quem Ama"  e "Boteco do Arlindo" (esta feita com Maria do Zeca) e, em seguida, "Goiabada Cascão"; no terceiro e no quarto "links", Wilson Moreira, na Rua do Ouvidor, no Centro do Rio, em tarde de sol, canta duas suas de inspiração recente e, em seguida, com o Grupo Semente, em noite animada no Centro Cultural Carioca, manda bem em "Senhora Liberdade"; no quinto "link", ele e Nei vão de "Coité, Cuia", em imagem de show em que o violonista, compositor e arranjador Ruy Quaresma, anfitrião do Lapinha, aparece, com destaque, no fundo, atrás de Wilson, e a novata Samara Líbano, portadora de um cavaquinho camarada, "justifica o cachê" calangueando direitinho em expressivo solo.                   

    
       http://www.youtube.com/watch?v=rYNF0hHAvcw
 
       http://www.youtube.com/watch?v=dJadPs1QRIU&feature=related
 
       http://www.youtube.com/watch?v=CjhwSlahDRM&feature=related
     
       http://www.youtube.com/watch?v=F8j1_KAWfd0
 
       http://www.youtube.com/watch?v=ehaRDs5Uk5k      

Nenhum comentário: