14.12.10

Itiberê Zwarg e sua Orquestra Família nesta terça no TribOz: variedade com mistura em som avesso à segmentação



 
Filho de Antônio Bruno, pianista e compositor máster em samba-canção (como "Flores, Estrelas e Mulheres", que mereceu belo registro de Jamelão no elepê deste "Aqui Mora o Ritmo", da Continental, em 1962, e "Contrassenso", por Elizeth Cardoso no  elepê "Retrato da Noite", da Copacabana, em 1958), o multi-instrumentista Itiberê Zwarg (fotos acima) teve no pai, naturalmente, o primeiro e fundamental apoio para seguir rumo próprio na profissão musical, cujo ponto de partida, ainda na adolescência, ocorreu numa boate do balneário de Itanhaém (SP), Lampião. Desse estabelecimento, aliás pertencente a Antônio Bruno, figura ademais bem conhecida e atuante na noite e nos principais canais de rádio e tevê paulistanos nos anos 50 e 60, até o êxito da sua "sui generis" Orquestra Família (não convencional na reunião, na utilização e na combinação dos seus instrumentos, por exemplo), Itiberê tem, desde 1977, no convívio com o genial Hermeto Pascoal e como contrabaixista do conjunto dele, uma experiência marcante cujos frutos, saboreados pelo seu alunado na Pró-Arte - os "netos artísticos" de Hermeto -, têm a variedade de sabor da chamada música universal. Aberta ao hibridismo de timbres e à mistura de ritmos, sem concepções estanques ou óbices classificatórios, com a partitura moldada pelo exercício, e não o inverso, é essa a música que prometem Itiberê e o seu "ensemble" nesta terça-feira, 14 de dezembro, a partir das 21h, no aconchegante TribOz. Eles são "free", eles são "free" demais, e o resultado da experimentação, não raro surpreendente, tem agradado em cheio à crítica especializada ao longo dos 11 anos de atividade que Itiberê mantém com os seus pupilos.
       Abaixo, com o serviço, reencaminho informação recebida sobre o show desta dica. Um pouco antes, nos "links", duas composições de Itiberê - primeiramente, "Sarau da Laurinda" e, logo após, "Ipojucan" - mostradas por ele e os jovens componentes da Orquestra Família. 
       ***
 
 
   http://www.youtube.com/watch?v=QT96YTz5gpI 
 
   http://www.youtube.com/watch?v=tcyyPWTxEkY&feature=related
  

*TERÇA, 14 DE DEZEMBRO*

*Itiberê Orquestra Família*
A "Itiberê Orquestra Família" foi criada por Itiberê Zwarg, integrante há 34 anos da banda de Hermeto Pascoal. Com multiplicidade de estilos, ricos arranjos e solistas em improvisos impactantes, a orquestra exibe um repertório que varia entre grupos camerísticos e instrumentação completa. Os músicos se alternam nos instrumentos, já que cada um toca mais de um instrumento, fazendo uma movimentação muito bonita no cenário. O espetáculo é informal e deixa espaço para a interação com a resposta do público. Itiberê assina os arranjos, composições e direção musical.

*Itiberê Zwarg* - baixo, tuba, piano e percussão
*Carol Panesi* - piano, violino e trompete
*Ajurinã Zwarg* - bateria, percussão e sax soprano
*Beto Lemos* - viola de 10, guitarra, rabeca e percussão
*Mariana Zwarg* - flauta em G, flauta em C, flautim, sax tenor e percussão
*Karina Neves* - flauta em C, flautim e percussão
*Carol D'Ávila* - flauta baixo, flauta em C, flautim e sax alto
*Dado* - sax tenor, alto, soprano, flauta, clarinete e clarone.


Abertura da casa: 20h
Apresentação: 21h
Couvert artístico: R$ 15,00



 *TribOz - Centro Cultural Brasil-Austrália
*www.triboz-rio.com
Rua Conde de Lages, 19 - Off-Lapa
Estacionamento rotativo na Rua Conde de Lages, 44 (R$ 5,00)
Informações e reservas: 2210 0366 - 9291 5942

Nenhum comentário: