10.12.10

Esboço para Noel


Feito com caneta esferográfica, ou bolígrafo como falam em Cuba.

6 comentários:

ze disse...

a folha paulista diz em artigo que Noel realizou a modernização da cultura no Rio enquanto a semana de arte moderna paulista na mesma época a realizava em sampa. Ele ficou grande pintado assim.

LIBERATI disse...

Caro Ze, a folha paulista tem uma certa razão, mas Noel, me parece avesso a movimentos. Apesar da sua cultura de colégio São Bento e começo de Faculdade de Medicina, gostava mesmo era do morro, da vida noturna da Lapa, de uma cervejinha gelada e um cigarro - modernidade de boteco, o verdadeiro museu das novidades ficava na Vila Isabel. Se alguém ficou grande aí, foi o movimento modernista.
O que impressiona é o fato de que em 26 anos, o cometa Noel tenha feito um obra "quase completa". Pode-se dizer que ele "viveu" intensamente, mas sofreu, como bom malandro, tirou um sarro do sofrimento, mas sofreu.
grande abraço

ze disse...

já que de sofrimento se fala, s. Antônio, que era português, de Lisboa, morre em Pádua aos 36 anos ; s. Francisco de Assis aos 45 anos. A obra em proporção aos anos de vida também impressiona na vida dos santos, no caso, mendicantes. Parece em relação à modernização, que a cultura precisa de 'upgrades' esporádicos como se máquina fora.

LIBERATI disse...

A modernidade parece ser invenção ocidental que começa no século XVIII. A cultura hoje passou para a esfera da economia - com indústria cultural ela cria mundos imaginários e influi na vida cotidiana. Os governantes precisam entender que a esfera cultural é um dos setores mais importantes onde devem investir. Claro que precisamos ao mesmo tempo uma intervenção séria na questão da saúde pública, e também uma mexida responsável na educação básica, pois o resto é consequência - não dá para ter um ensino superior sem o básico bem firmado.
É isso aí, grande Ze. Os santos tinham lá suas proteções e o sofrimento deles seria compensado com o ganho dos céus. E o sofredor anônimo? Aquele que pega o trem cedinho com a marmita debaixo do braço?

ze disse...

o sofredor anônimo é cristão e guarda dia santo : a Pessoalidade divina habita este sofredor anônimo. amar o próximo é amar a Deus. o indivíduo vive com a Pessoa. na medida da cidadania divina, medida de sofrimento.

LIBERATI disse...

Sofrer alimenta a música, o samba...mas já disse o poeta. Se há sofrimento, é melhor virar a página, tocar a bola pra frente, a vida é pouca para perder tempo sofrendo. Se o sofrimento trouxesse algum conhecimento. Mas não, não traz nada a não ser o conhecimento do que é sofrer.
grande abraço