18.8.10

Gerdal indica: Tomás Improta recebe Carlos Malta, nesta quarta, no Lapinha: encontro de virtuoses em mais uma etapa do Bossanovíssima!




Defendendo, em grande estilo, a "gaita" da sobrevivência com a exuberância do sax e da flauta, no seu sopro internacionalmente apreciado, o virtuose Carlos Malta (foto acima) dá largas à improvisação nesta quarta, 18 de agosto, a partir das 20h30, no Lapinha (Av. Mem de Sá, 82 - sobrado - tel.: 2507-3235), tocando com outro virtuose, o pianista Tomás Improta (foto acima), ex-Doces Bárbaros e filho do pianista e renomado crítico de música clássica Eurico Nogueira Lima e da pianista erudita Ivy Improta. Com o seu valoroso quarteto - ainda formado por Tony Botelho (baixo), Dado (sax e flauta) e Victor Bertrami (bateria) -, Tomás, pai do destacado violonista Gabriel Improta, dá continuidade ao Bossanovíssima!, antes levado a efeito no TribOz, também na Lapa, uma série de bossa "free" que revaloriza "standards" e acentua o frescor de novos temas. 
        Assim, egresso, como o baterista Márcio Bahia, o contrabaixista Itiberê Swarg e o pianista Jovino Santos Neto, do grupo de instrumentistas que, por anos a fio, colaborou com o mago da experimentação Hermeto Pascoal, o carioca Carlos Malta, autodeclarado cantor de banheiro com ganas de soltar a voz em disco próprio de carreira, está, portanto, no Bossanovíssima!, muito à vontade, "à la Donato", para proporcionar, logo mais, aos presentes momentos de enlevo, no exercício lúdico da sua criatividade ritmicamente "nordestinada". A "mudernidade" do seu pife não engana: é firme na execução da brasilidade e não pifa na universalidade da intenção.
        *** 
 
Pós-escrito: nos "links" abaixo, 1) Tomás Improta, entre outros músicos, acompanha o violonista e compositor Jorge Bonfá, sobrinho-neto de Luiz Bonfá, em "Suburbana" (de Jorge Bonfá); 2) dois virtuoses, Carlos Malta, à flauta, e Ricardo Herz, este radicado na França, ao violino, tocando "Feira de Mangaio", de Sivuca e Glorinha Gadelha; 3) mais um grande músico em ação com Malta, o pianista e ex-médico homeopata Leandro Braga.             

 
   http://il.youtube.com/watch?v=CWi0if9vd8E&feature=related
 
   http://www.youtube.com/watch?v=AbIsfDwd8dU
 
   http://www.youtube.com/watch?v=Mt5PsFtRyvI&NR=1

Nenhum comentário: