15.7.10

Dica do Gerdal:Joana Duah e Baião de 5 fazem a delícia musical das noites de quinta, neste mês de julho, no Lapinha



Brasiliense nascida em 1975 e surgida artisticamente, em 1994, na cena pop da cidade natal como vocalista e percussionista do conjunto Maskavo Roots - sendo, então, Joana Lewis, depois trocado por Joana Santos quando de sua participação em outra banda do gênero, Beto Só e os Solitários Incríveis -, a ótima Joana Duah é a convidada especial da temporada de shows do Baião de 5, conjunto liderado pelo pianista e arranjador Fernando Merlino, no Lapinha ("flyer" e foto abaixo), toda quinta-feira deste mês de julho, a partir das 20h30. Certamente ela cantará músicas do primeiro CD solo,"Dá Licença", também ótimo, no qual se consolida a guinada na carreira em favor da MPB, em particular do samba, feita há tempos, desde quando morou em Nova York, por cinco anos, graduando-se, em 2001, em Artes e Performance Musical, na New School University. Antes de retornar ao Brasil, ela pesquisou muita MPB, que, paralelamente ao curso, cantava na noite, acompanhada especialmente por brasileiros lá radicados, como o guitarrista Romero Lubambo, o saxofonista Leo Gandelman e o baterista Paulo Braga..
       À frente de um conjunto que reunia conterrâneos, além de suíços, cubanos e norte-americanos, Joana cantou a nossa música popular, ainda em 2002, em Hong Kong, e, já morando no Rio, em 2005, juntou-se em show, no Clube Democráticos, a outros brasilienses talentosos, então recém-chegados e igualmente muito bem-vindos. Eram os do Centro-Oeste que vinham, numa horda de destacados instrumentistas que ainda englobava Daniel Santiago (guitarrista, seu marido), Hamílton de Holanda (bandolinista), Rogério Caetano (sete-cordas), Gabriel Grossi (gaita), Erivelton Silva (bateria) e Amoy Ribas (percussão). Esteve em Brasília, em 2008, apresentando-se com o grande cantor, compositor e violonista varginhense Sérgio Santos no prestigiado Feitiço Mineiro, após ter sido, um ano antes, finalista do II Jovens Bambas do Velho Samba - vencido nessa edição pelas revelações Manu Santos e Aline Calixto -, importante concurso de geração de talentos promovido pelo Carioca da Gema, no Rio, onde, pouco antes, ainda em 2007, Joana atuaria em "Lapa, Um Musical", no Teatro Glauce Rocha, sob a direção de Norma Marcelino Crespo. O "Dá Licença", com cujas faixas já tive chance de me deliciar, teve pré-lançamento em outubro do ano passado, em Brasília, em show com presença de João Bosco, e nele destacam-se tanto regravações, como "Perfume de Cebola", de Filó Machado e Cacaso", "Tiro Cruzado", de Nelson Angelo e Márcio Borges, e "Mambembe", de Chico Buarque", como canções de safra recentíssima, como "Essa Não", de Giana Viscardi e Michael Ruzitschka, "Tranqueira", de Tó Brandileone e Vinicius Calderoni, e a faixa-título, de Dani Gurgel, Débora Gurgel e Thiago Rabello. Dani Gurgel, por exemplo, lançou há um ano e meio, o atraente e bem suingado CD "Nosso", distribuído pela Tratore, e é um nome que se junta aos dos outros jovens citados, todos paulistanos, numa turma que desponta com brilho para a boa MPB. Nesse sentido, eles e Joana Duah estão, portanto, de braços dados.
      ***l
 
Pós-escrito: 1) nos "links" abaixo, Joana Duah, em imagens "cinema-novistas", exercita-se na instigante "Linha de Passe", de João Bosco, Aldir Blanc e Paulo Emílio, acompanhada ao violão por Daniel Santiago; em seguida, em outras imagens, na companhia do Baião de 5, canta a supracitada "Perfume de Cebola";
                  2) O Lapinha situa-se na Av. Mem de Sá, 82 - sobrado - esquina com Rua do Lavradio. Tel.: 2507-3435.   
 
 
         http://www.youtube.com/watch?v=AEsGvkVZTrM&feature=related
 
         http://www.youtube.com/watch?v=0ABEdJjeKV4

Nenhum comentário: