30.7.10

Dica do Gerdal: Francisco Araújo, mestre do violão brasileiro, faz pré-lançamento de CD, nesta sexta, no Palácio 9 de Julho, em Sampa


Não sei se ainda vai ao ar pelo Canal Rural (NET) ou algum outro, mas, durante dois anos, fui espectador assíduo de um ótimo programa das gêmeas ubaenses Célia e Celma, cantoras que, nessa atração, sempre entrevistavam grandes artistas, sobretudo da seara independente e regional, e, em duas ou três oportunidades, numa delas ao lado do excelente violeiro e compositor mineiro Chico Lobo, pude ver, com muita satisfação, o também simpático e excelente Francisco Araújo (foto acima) mostrando por que as suas cordas, tão brasileiras, são referência do nosso engenho violonístico até mesmo no exterior. Ex-aluno de violão de um parceiro de Garoto - José Alves da Silva, conhecido como Aymoré -, o cearense Francisco, nascido em Quitaiús - distrito de Lavras da Mangabeira -, é ainda historiador, professor e pesquisador de MPB. Sobre ele, redireciono texto abaixo de um importante e experiente compositor e multi-instrumentista maranhense, Ubiratan Sousa, amigo de longa data de Francisco e músico viva e sinceramente empenhado, no seu trabalho, na defesa e valorização da cultura nacional. Do Ubiratan recebi esta informação relevante, sobretudo para quem mora em Sampa e pode presenciar o seguinte evento: nesta sexta, 30 de julho, às 20h, haverá o coquetel de pré-lançamento do terceiro CD de Francisco Araujo, no Teatro da Assembleia Legislativa de São Paulo - Palácio 9 de Julho - Auditório Franco Montoro (Av. Pedro Álvares Cabral, 201 - Ibirapuera).   
      Abaixo, no segundo, terceiro e quarto "links", Francisco Araújo executa, de sua autoria, respectivamente, as belas composições "Frevo Capibano"; "Quando Havia Sertão" (imagem do programa "Viola, Minha Viola", da grande Inezita Barroso, na paulistana TV Cultura); e "Sertanejo Cidadão" (esta em parceria com Leo Nogueira, com inversão do título "Cidadão Sertanejo", de Luiz Gonzaga e João Silva). Ainda com ele ao violão, ouvem-se, no primeiro "link", a "Marcha do Marinheiro" e, no último "link", o choro "Caxinguelê", um clássico de Dilermando Reis.
    ***
 
A tempo: em "link" suplementar, para quem ainda não o conhece, vemos Ubiratan Sousa (no gogó e ao violão) defendendo seu belo "boi" "Tempo Certo", com o grupo Casinha da Roça, em vibrante participação como finalista do Festival dos Festivais, da TV Globo, em 1985. Apresentação de Nelson Motta e uma curiosidade: na primeira imagem dos músicos, em primeiro plano, surge, também no gogó, Tião Carvalho, outro maranhense de valor que se destacaria em trabalho solo, igualmente fundamentado na tradição do seu Estado, e, mais recentemente, com um ótimo CD lançado em memória do conterrâneo João do Vale: o "Tião Canta João".   
 
  
      http://www.youtube.com/watch?v=XRjYDtWZ-sk
 
      http://www.youtube.com/watch?v=JKAjBFUa9II&feature=related
 
      http://www.youtube.com/watch?v=4qRhJTbgqrY&feature=related
 
      http://www.youtube.com/watch?v=k6WobCab56g&feature=related
 
      http://www.youtube.com/watch?v=s6cF2MtyRnw&feature=related
 
      http://www.youtube.com/watch?v=4zLJU--Vf4g&feature=related  ("Tempo Certo")
 
    *****    
 
Prezados amigos.
Este é um convite irrecusável pra quem estiver em S.Paulo!
Este é um padre do violão que fez da sua vida um SACERDÓCIO!
Compositor e Arranjador pra violão, além de grande Violonista, com grande contribuição ao ensino deste instrumento!
Está escrevendo um livro  que será polêmico sobre o violão (nem sei se já terminou).
Vou lhes contar uma história: nos anos 80 a briga pelo pagamento de aluguel era braba, imobiliária correndo atrás da gente, com 3 meses de atraso, despejo marcado, etc, fome , e os agradecimentos a Deus quando o Programa Som Brasil nos chamava pra participar, e por 18 vezes este Programa ajudou a dar descanso às imobiliárias...rs...
Conheci o Francisco e nos tornamos amigos e a admiração mútua, tanto pelas propostas como pela luta pela sobrevivência, nos aproximava mais e mais...Um dia me deu a louca e falei a ele: vou produzir um Lp (não existia Cd e nem Pro-tools) com obras tuas e minhas, e que comporia uma Fantasia pra violão e Orquestra dedicada a ele que seria o solista e eu faria a percussão e regências e que gravaríamos.Ele riu e pensou que eu tava louco, não acreditou.Viajei pra S. Luís e prometi a ele trazer algo de lá, um presente. Quando voltei, nos encontramos no Ap. alugado onde eu residia.
Já havia composto a Fantasia, em 3 Movimentos, e peguei as partituras, pus num saco plástico e coloquei dentro do congelador. Ele tava curioso, esperando eu ter trazido a Obra e eu falei: trouxe um Kl de camarão graúdo, do bom, de lá de S.Luís e tá no congelador, pega lá. Ele ficou pra baixo, deprimido, e sua tristeza se estampava no rosto, pois esperava a Obra...Abriu o congelador e se surpreendeu, mas não acreditou que gravaríamos. Pedi que ele estudasse a Obra, marquei a data da gravação e ele sempre não acreditando, pois perguntava a si mesmo:como pode isso, ele não tem nem pro aluguel? rs... Só que ele esquecia que eu, mais do que ele, tinha vindo a este mundo pra amar e me dedicar à Música, ele não sabia que quantas vezes vendi violões,  cavaquinho, a roupa, carro, e até casa de Cohab que tinha em S.Luís pra realizar meus pequenos e humildes projetos musicais!
Gravamos e até no dia da gravação ele ainda pensava que eu estava  louco ou brincando, mas viu que era verdade e isso nos fez felizes e pudemos constatar que nada, abaixo de Deus, nos impede de realizar algo quando temos pensamentos positivos e denodo sobre o que queremos conseguir!
O lado "A" tem a "Fragmentos de Quinta Diminuta, fantasia pra violão e Orquestra, e o lado B tem 4 estudos pra violão do Francisco. A "Fragmentos" tem Francisco ao violão, Carrasqueira, à flauta, Gilson, ao oboé, Ronaldo e Bush, aos fagotes, Sérgio Burgani , ao clarinete, Giani Visoná, à viola, Iberê, ao cello, Ivan, ao contrabaixo, eu na percussão e regência, o Spalla da Orquestra Dacapo é Cláudio Cruz e tem a participação especial do Maestro Branco.
Estou anexando o I Movimento pra quem ainda não conhece e se houver alguém interessado eu enviarei os outros 2 Movimentos.
Abraços e felicidades  a todos, e divulguem este evento do Francisco, obrigado!
Ubiratan Sousa.

  
 
http://www.youtube.com/watch?v=vr7iEotW5mw&feature=related

(Francisco Araújo - depoimento e videoclipe)

Nenhum comentário: