25.5.10

Dica do Gerdal: Cláudio Jorge, com quarteto, nesta terça e quarta, no Rio Scenarium - música para ouvir e dançar numa boa


Reaproveito o comentário abaixo, entre aspas, escrito por mim há dois anos e enviado à seção de dicas culturais do site da ABI, para realçar, mais uma vez, o trabalho sempre benfeito e inspirado de Cláudio Jorge, meu vizinho de bairro, em Laranjeiras, o qual, com quarteto recém-formado, anima noites do Rio Scenarium esta semana (leiam o recado  bem-humorado do próprio Cláudio, também abaixo). Entre os anexos, os links de dois momentos musicais dele: o primeiro, tocando "Só Danço Samba", de Jobim e Vinicius, em tarde de domingo no Renascença, na valiosa companhia do violinista Leo Ortiz, do contrabaixista Ivan Machado e do pianista Itamar Assiere, além de ritmistas; no segundo, lambendo cria recente, um bonito samba, "Oitava Dor", em intenção do saudoso Luiz Carlos da Vila.
          ***  
          "Destacado violonista de estúdio e show, Cláudio Jorge ressurge em grande forma, com voz autoral, no seu "Amigo de Fé", recém-lançado. Da regravação de "Samba da Bandola", feito com João Nogueira, ao protesto de "O Independente", surpreendente parceria com Sídnei Miller, Cláudio, sambista partidário, mais uma vez ajusta cravelhas e afina cordas para também cantar a afroascendência do gênero. Assim, em via distinta da ironia bem percutida de "Luxuosos Transatlânticos", de lavra conjunta e pregressa com Nei Lopes, embala com propriedade o lirismo dos versos deste em "Lundu de Cantigas Vagas", num gostoso vaivém rítmico que logo remete à inicial e primorosa "Estrelinha e Conchinha", de suave cadência. Como o samba é seu dom, Cláudio, carioca do Cachambi, também não esquece quem sempre fez samba bom, como Xangô, Élton Medeiros e Caxinê, fazendo um CD bem-cuidado que dedica, "in memoriam", ao coprodutor Paulinho Albuquerque."   
             
http://www.youtube.com/watch?v=q1WD83zy_ZM
         
           
http://www.youtube.com/watch?v=BGSoACjlcjA

Olá meu amigo (a). Tá chegando o dia. 25 e 26 de maio de 2010.  Lançamento mundial (rsrs)  do Cláudio Jorge Quarteto e o Sambajazzderaiz.
Camilo Mariano (bateria), Ivan Machado (contrabaixo), Zé Carlos Bigorna (sax e flauta) e eu de guitarra e voz.
Rio Scenarium, 19 horas
Dois sets de música para ouvir e dançar. 
Até lá. Não se inclua fora dessa. 
Conta pra todo mundo.


Para saber mais sobre o trabalho de Cláudio Jorge, clique nos seguintes links
www.claudiojorge.com.br

http://blogdoclaudiojorge.blogspot.com/

http://www.myspace.com/claudiojorge

Nenhum comentário: