25.5.10

Dica do Gerdal: Thiago Amud lança "Sacradança", nesta terça, na Modern Sound - o assombroso CD de estreia de um menestrel encapetado (grátis)


Com participação especial de Edu Kneip e Mariana Baltar, o carioca Thiago Amud, simplesmente "um gênio" na afirmação enfática de Guinga, lança "Sacradança", pela Delira Música, nesta terça-feira, 25 de maio, às 19h, na Modern Sound ("flyer" acima), com entrada franca. Também abaixo, reproduzido, recém-publicado texto, para vários jornais, do vocalista Aquiles Rique Reis, do MPB4, atônito em meio a particularidades de sua análise, a qual nele também desenha Amud como um artista singular na cena atual da MPB. Do CD em destaque, o belo frevo "Enquanto Existe Carnaval", pelo "link" do YouTube, logo após o texto de Aquiles, pode ser ouvido e apreciado no seu andamento inusitado (voz e arranjo de Thiago Amud e acompanhamento da orquestra Frevo Diabo)..   
        Um bom dia a todos. Muito grato pela atenção à dica.
 
      *** 
 
Na música de Thiago Amud, o assombro tem lugar garantido
        E então, o que faço agora com esses versos que me invadiram? Onde colocarei a palavra que hoje me deixa atônito? Para qual campina irei? Em que oceano mergulharei? Sob qual treva vergarei? Para qual porto seguro irei?
        Gente, que canção é essa que me jogou no chão? Quem é ela que tanto me aflige sem que eu ao menos saiba como me pegou?
Que harmonia é essa que me causa tamanha estranheza? Que melodia é essa que se parece com o que nunca vi? Que instrumentos são esses que não sei mais, nem menos, como soam ou como timbram?
        Caramba! Que música é essa que tem tamanha capacidade de me revirar pelo avesso? De onde vem esse delírio? Para onde vai tanta balbúrdia? Que sentido terá tudo isso que me agita, trazendo à flor da pele o arrepio do desconhecido?
        Tira-me do sério a falsa bifurcação sugerida entre o som dos versos e o toque dos instrumentos. Ouço a voz. Vem-me à alma o arpejo.
        (Sou tão sério, sou tão áspero, tão inatingível, afeito às cruezas da noite e às miragens do dia. Mas se sou assim num instante, posso não ser mais assim no segundo seguinte. Estou aqui para refletir, para repassar, para vitoriar. Para mim, a música tem lugar certo de ser: no fundo e no raso do jeito de ouvi-la.)
Após tanto palavreado, chego enfim a Sacradança (Delira Música), o CD de estreia de Thiago Amud. Menestrel encapetado, cantador enfeitiçado, o cara traz à luz um jeito de fazer música que o torna capaz de resumir sentimentos em prosa e em versos, sem, contudo, torná-los opacos.
        Surpreendente é a sua música. Admirável é o seu desprendimento. Grande é a sua coragem para desdenhar do previamente aceito. Ao compor, ele se perde entre suas próprias angústias; ao escrever, seus versos saem-lhe lancinantes, farpas afiadas a descosturar crendices; ao harmonizar, pensa muito mais em confundir certezas; ao criar os arranjos, age como o jardineiro que arranca do caule os brotos e assim o fortalece; ao cantar, armado apenas com o violão, sua voz é seu cavalo a vagando por estradas inseguras.
        Para ouvir a música de Amud, há que se ter disponibilidade para inovações. Não há monotonia; tudo nela é feito para atiçar, para mexer, para fazer delirar, para buscar o reverso, para atiçar o futuro, para andar em círculos, para se achar em becos e em atalhos.
        Sacradança tem dez faixas que são como curtas-metragens, ou como cenas de um musical dramático e patético. Plena de subtexto, a música de Thiago sacode o ar e dissemina utopias. Rica em melodia e harmonia, sua música seduz. E assim provavelmente foi com Guinga, que se dispôs a cantar com Thiago “Irreconhecível”, música dedicada pelo autor à própria mãe, e que é um soco na boca da falsa candura do senso comum, o qual só se refere ao tema como amor incondicional.
        Assim é tudo o que Thiago Amud cria: a cada sobressalto, o avanço; a cada alvoroço, o sorriso; a cada passo, surpresa; a cada dor, unguentos; a cada lágrima, amor; a cada amor, dor.

Aquiles Rique Reis, músico e vocalista do MPB4

http://mais.uol.com.br/view/ccz9zbkda1fr/thiago-amud--enquanto-existe-carnaval-04021A3468E0910346?types=A&
           ("link" para audição de "Enquanto Existe Carnaval")          

Opiniões sobre o trabalho de Thiago: 
"Um verdadeiro gênio da música brasileira" (Guinga)

"Que música é essa que tem tamanha capacidade de me revirar pelo avesso?" (Aquiles Rique Reis - MPB4)

"Uma jornada de cataclismas harmônicos" (JB - Luiz Felipe Reis)
 
"Um dos melhores discos nacionais do ano" (Cristiano Castilho - Gazeta do Povo Paraná)

Nenhum comentário: