28.1.10

Encontre Salinger e descubra o que são os Peixes-Banana


Morreu um dos meus heróis - o magnífico J.D.Salinger . Publiquei aqui uma longa resenha de uma biografia não autorizada que Ian Hamilton escreveu sobre ele. Está nos arquivos, dividida em vários capítulos. Começa no dia 30/9/2007 e vai acho que até o dia 25/10/2007.
Mais detalhes sobre ele e suas obras, você pode encontrar no site da Editora do Autor no seguinte endereço http://www.editoradoautor.com.br/. Este modesto blogueiro escreveu os textos desse site e teve a sorte de vê-los parcialmente repetidos na web , o que me deixou contente, pois significa que colaborei para divulgar os trabalhos deste grande mestre da literatura americana.
Detalhe: Tive o prazer de fazer as capas da maioria de seus livros, menos de "Pra cima com a viga, moçada!" Como ele não gostava de imagens nas capas , nem fotografias suas, a gente teve que se contentar em trabalhar com a tipologia num lay-out simples - sem grandes elaborações gráficas. Ele, acho eu, queria que tudo fosse apenas texto. Suponho que deve ter alguma coisa a ver com o pensamento zen. Ele acompanhava pessoalmente a feitura destas capas. Foi muito engraçado, um dia receber um e-mail do escritório que o representava nos EUA, dizendo que Mr. Salinger havia gostado da capa prateada de "O Apanhador no Campo de Centeio".
Existem boatos de que ele deixou um tesouro de escritos trancados num cofre em sua casa. Creio que seus herdeiros ficarão diante de um beco sem saída: O de trair ou não os desejos do pai de ocultar esses textos. De minha parte, acredito que o que ele já escreveu está de bom tamanho. E se não publicou esses trablhos em vida, deve ser por alguma boa razão. Viva Salinger!

Um comentário:

Mariana Massarani disse...

Bruno!
Só soube ontem da morte do Salinger e vim logo olhar o seu blog.
Andei na fronteira de Moçambique com o Zimbawe.
bjs