20.1.10

Dica do Gerdal:Marchinha de Cássio Tucunduva pronta para decolar no Festival da Fundição, que lança CD das finalistas nesta quarta na Lapa



Identificado inicialmente com a cena nacional do pop-rock, na qual surgiu nos anos 60 com o conjunto Os Lobos - que teve ainda entre seus integrantes o médico e "pop star" Dalto -, o cantor, compositor e guitarrista  niteroiense Cássio Tucunduva (foto acima), primo de Franklin da Flauta, tem mostrado, especialmente nos últimos anos, que a nossa tradição musical o sensibiliza e que ele também tem a sua pegada nessa praia, fazendo boas composições. Autor de uma bossa envolvente em louvor da paisagem ipanemense no verão, "Ondas Moduladas" (disponível à audição no YouTube), em parceria com o constante João Luiz Magalhães, Cássio lançou, em 2004, um CD independente em que a tônica é o samba, "Canto Sobretudo", logo após destacada participação no festival Fábrica do Samba, em que chegou à semifinal. Agora, revela fôlego criativo em "O Avião do Sarkozy", composta com a mulher, Rita, e também com João Luiz, uma marchinha prestes a decolar ao céu da boca dos foliões neste quinto Festival Nacional da Fundição Progresso no gênero, cuja final, com "flashes" de cobertura do "Fantástico", na TV Globo, ocorrerá no próximo 7 de fevereiro.
       A marchinha de Cássio é uma das dez finalistas deste ano no festival, cuja produção recebeu mais de 1.000 inscrições. Com a malícia e a irreverência que lhes são peculiares - apanágio do carnaval -, tais músicas já fazem parte de um CD que será lançado, a partir das 20h30, neste 20 de janeiro, feriado de São Sebastião, no bar Parada da Lapa (Rua dos Arcos, s/n), pela Banda Fundição, formada por músicos comandados pelo saxofonista e flautista Marcelo Bernardes, além das vozes de Alfredo Del-Penho, Pedro Paulo Malta, Clarice Magalhães e Lali Maia. Os concorrentes disputam o Prêmio João Roberto Kelly, o homenageado deste ano. O compositor de "Colombina Iê-Iê-Iê" ("Colombina, aonde vai você?/eu vou dançar o iê-iê-iê...") - feita em parceria com David Nasser e lançada pelo cunhado deste, Roberto Audi, com grande sucesso na folia de 1967 -, naturalmente, estará presente e terá ainda outras marchinhas de sua lavra, de ampla repercussão, lembradas, como atração extra da noite, pelo cantor Marcos Sacramento ("flyer" acima). Show final a cargo do Rio Maracatu.

Nenhum comentário: