5.7.09

Lupicinio Rodrigues por todos os lados em grande temporada


Recebi por e-mal o material de divulgação de uma grande homenagem a Lupicinio Rodrigues. Imediatamente consultei o Gerdal e ele disse que o material era quente, então resolvi publicar.
Segue abaixo toda a programação, os releases e tome Lupicinio!
"ESPECIAL: TEMPORADA LUPICINIANA
LUPICINIO RODRIGUES GANHA EXPOSIÇÃO E TEMPORADA DE SHOWS
DE JULHO A OUTUBRO EM COMEMORAÇÃO AOS SEUS 95 ANOS
Escolhido um dos 3 Melhores Cantores Populares do Brasil, pelo Prêmio 2009 de Música Brasileira – antigo Prêmio Tim – EDUARDO CANTO retorna aos palcos do Rio de Janeiro com o show em homenagem a Lupicinio Rodrigues, em cartaz há 6 anos, e se prepara para lançar o CD “BOLEROS – Uma Homenagem a Dalva de Oliveira & Herivelton Martins”.

EDUARDO CANTO: A VOZ DA ÉPOCA DE OURO
Ele não é Cauby Peixoto, Mas também provoca uma reação calorosa nas fãs. A maioria delas já senhoras de idade, que podem reviver, na figura do cantor Eduardo Canto, um pouco da Era de Ouro do Rádio” Denis Kuck, - Jornalista

Em 1999 o cantor Eduardo Canto saiu dos bares da vida, deixou de ser backing vocal de Oswaldo Montenegro e Guilherme Arantes, e resolveu mudar seu estilo musical, direcionando seu trabalho ao resgate de canções compostas até 1950, o que já lhe rendeu a Medalha Pedro Ernesto e 42 fãs clubes na Cidade do Rio de Janeiro, formado por “jovens senhoras” com 50 anos ou mais. Os show de Eduardo encantam não só pela bela voz de barítono do cantor e pelo repertório, mas também por um diferencial: em todos os shows Eduardo conta as histórias das canções e de seus compositores. Atualmente Eduardo Canto comemora o sucesso dos CDs “Lupicinio Rodrigues por Eduardo Canto”, cujo show está em cartaz desde 2003, e “Samba de Mestre”, e se prepara para lançar o CD “Boleros – Uma Homenagem a Dalva de Oliveira & Herivelton Martins”.

No ano em que Lupicinio Rodrigues completaria 95 anos, o cantor Eduardo Canto relembra, nesses 35 anos de saudade, um pouco da vida desse boêmio cronista do cotidiano amoroso que movimentou-se entre as próprias tragédias e a arte de fazer poesias, e conta histórias curiosas como o por que da expressão “dor de cotovelo” estar associada à falta da pessoa amada. Eduardo recorda também a briga de Dircinha Batista com Lupicinio, que virou uma de suas músicas mais conhecidas e revela a história da canção “Vingança”, uma de suas mais fortes composições, que acabou ocasionando o maior índice de suicídios nos anos de 1951 e 1952.

Lupicinio Rodrigues nasceu em Porto Alegre, no dia 16 de setembro de 1914. Aos 12 anos, Lupe (como era chamado pelos amigos) já compunha músicas carnavalescas para os blocos de Porto Alegre. Não demorou muito para o menino conquistar seu lugar definitivo na boemia. Quando morreu, em 27 de agosto de 1974, Lupicinio Rodrigues já tinha conquistado seu lugar definitivo na música brasileira, com as honras de compositor que melhor rimou amor e dor.

Em cartaz desde 2003, o show “Lupicinio Rodrigues – Suas Histórias & Canções” agora ganhou um registro definitivo em CD, com produção musical e arranjos de Roberto Menescal (que também toca em todas as faixas), Eduardo Canto, e toda a magnitude de sua voz de barítono, nos remete ao universo de Lupiciniano através de suas composições. No roteiro 14 músicas, clássicos como "Nunca", "Nervos de Aço", "Esses Moços", "Se Acaso Você Chegasse”, “Felicidade”.

Exposição “O UNIVERSO LUPICINIANO” Por Gilberto Cabral
No dia 27 de agosto Eduardo Canto estará presente na inauguração da exposição “UNIVERSO LUPICINIANO” do artista Gilberto Cabral, às 19 horas na Galeria G do Shopping Cassino Atlântico, em Copacabana. Gilberto Cabral é formado em economia, possui diversos cursos de história da arte, gravuras e restauração. Sua arte já transitou por várias fases, mas sempre focado no figurativismo e atualmente, com influência direta do expressionismo alemão - sua grande paixão, vem desenvolvendo mais uma nova série tendo sempre o ser humano como artista maior de sua arte."

TEMPORADA LUPICINIANA – 95 ANOS
Show "LUPICINIO RODRIGUES - SUAS HISTÓRIAS & CANÇÕES"
Com Eduardo Canto
Violão: Flávio Mendes / Percussão: João Ayres
Arranjos e Direção Musical: Roberto Menescal
Direção Geral: Karla Maria

Dia 08 de julho - 4ª feira - às 19:30 horas

Teatro Rival BR - Rua Álvaro Alvim, 33 – Cinelândia
(perto da Estação do Metrô) - Reservas: 2240-4469
Ingressos já a venda: R$36,00

Dia 31 de julho – às 21 horas
No Fluminense Football Club
Rua Álvaro Chaves, 41 – Laranjeiras

Dias 19 e 26 de agosto – 4ª feira – às 20 horas
No Posto 8 (antigo JazzMania e Mistura Fina) - Avenida Rainha Elizabeth, 769 – Ipanema

Dias 21 e 28 de agosto – 6ª feira – às 20 horas
No Espaço Telezoom – Rua Dias Ferreira, 78 / 301 – Leblon

Dias 16, 17, 18, 19 e 20 de setembro – às 19 horas
No Centro Cultural da Justiça Federal
Av. Rio Branco, 241 - Centro

Dias 01, 02, 03 e 04 de outubro – às 19:30 horas
No SESC Tijuca
Rua Barão de Mesquita, 539 – na Tijuca

Dias 17, 18 e 20 de outubro
São Lourenço - MG


Contato: KARLA MARIA – eduardocanto.contato@gmail.com
Tels.: 55 (21) 9225-8546 / 7825-3053 - ID.: 25*6843
http://www.youtube.com/user/EDUARDOCANTOCOMBR
NR: A imagem usada neste post é do CD que Eduardo Canto fez em homenagem a Lupicinio.

Nenhum comentário: