27.6.09

Dica do Gerdal: Concerto de Eliane Salek, neste sábado, em Botafogo, avizinha Brasil e Portugal pela afinidade na música


Mãe do jovem e desenvolto percussionista Fabiano Salek, do Sururu na Roda, um dos mais destacados conjuntos cariocas de samba, a amiga Eliane Salek faz neste sábado, 27 de junho, às 18h, no Consulado de Portugal, em Botafogo, com entrada franca, um concerto de grande importância (dados abaixo) acerca da vizinhança suprageográfica entre Brasil e Portugal no continente da música, uma apresentação na qual Carmen Miranda e Amália Rodrigues serão particularmente lembradas. Trata-se de uma grande opção de entretenimento cultural, "ora, pois, pois", para hoje.
Um bom dia a todos. Muito grato pela atenção à dica.
Música no Museu
apresenta
ELIANE SALEK em
A música do Brasil e de Portugal
Mezzo-soprano, pianista e flautista mostra repertório do CD Modinhas e Chorinhos Eternos, celebra os 10 anos da morte de Amalia Rodrigues e os 100 anos do nascimento de Carmen Miranda.
As músicas do Brasil e de Portugal sempre estiveram muito próximas: desde a metade do século XVIII, as modinhas portuguesas misturavam-se aos violões da colônia e impregnavam-se da malemolência tipicamente brasileira. Essas modinhas, unindo-se aos bandolins, darão origem mais adiante ao fado português e à serenata brasileira.

Aliados à força rítmica africana, à melancolia da música portuguesa e à originalidade dos contrapontos brasileiros ( as famosas “ baixarias” ) vão dar à luz o primeiro gênero/estilo nacional e vão forjar o caldeirão da nascente identidade musical brasileira.

Neste concerto Eliane homenageia um dos maiores expoentes da música portuguesa, cantora dos mais belos e emocionados fados, Amalia Rodrigues, pelos dez anos de sua morte, ao lado da Pequena Notável, Carmem Miranda, a mais brasileira das portuguesas pelo centenário de seu nascimento.



Com um repertório de modinhas imperiais recolhidas por Mario de Andrade, modinhas populares, chorinhos, fados, sambas e marchinhas, o concerto traz Eliane, que se acompanha ao piano em arranjos contemporâneos para músicas de Chiquinha Gonzaga, Anacleto de Medeiros, Henrique Alves de Mesquita, Ferrer Trindade/Frederico de Brito, Raul Ferrão/José Galhardo, Eliane Salek, Assis Valente etc.
Sobre Eliane Salek
O grande sucesso alcançado nos concertos do Projeto Música no Museu resultou numa parceria para a produção do mais novo trabalho de Eliane Salek, seu terceiro CD, “Modinhas e chorinhos eternos”, lançado em dezembro/2008 pelo mesmo projeto, que vem recebendo excelentes criticas.
Após um ano de especialização na França - Toulouse (canto lírico e música antiga), Lyon e Villeurbanne - a ex-flautista da Orquestra Sinfônica Nacional da Rádio MEC, mestre em música brasileira e cantora do Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro traz na bagagem, além dos concertos em Paris, Lyon,Toulouse, Roma, Berlim e Hilden, a abertura de uma turma permanente de música brasileira no Conservatoire National de Lyon , resultado das particularmente bem-sucedidas master classes que ministrou ali.
Artista que flui do repertório classico ao popular, é também pianista, arranjadora e compositora; tem três CDs solo lançados e inumeras participações em shows, concertos e gravações ao lado dos grandes nomes da musica brasileira, como Sivuca e Toquinho, entre outros. Com um timbre de voz considerado "refinado e raro", Eliane recebeu criticas como “uma das maiores artistas que conheci em minha vida... a Ella Fitzgerald brasileira!” (François Loup, baixo-barítono, mestre em canto, Universidade de Maryland) e “uma das mulheres que fazem a grandeza do jazz, ao lado de Toshiko Akiyoshi, Tania Maria e Mary Lou Williams” (José Domingos Raffaelli, O Globo)” “Pois em ELIANE SALEK, o Senhor encarnou A ALMA SONORA DA MÚSICA!!” (Marcus Goes- movimento.com) “
ELIANE SALEK EM A MÚSICA DO BRASIL E DE PORTUGAL

PROGRAMA
1. Ali-baba - Henrique Alves de Mesquita

2. Vem a meus braços - anônimo

3. Querido piano- Chiquinha Gonzaga

4. Que noites eu passo- A.J.S.Monteiro

5. Medrosa - Anacleto de Medeiros

6. Roseas flores d’alvorada-anônimo

5. Modinha-Heitor Villa-Lobos

7. Machuca- Chiquinha Gonzaga

8. Canção pra ninar Clarice- Eliane Salek

9. Lua branca- Chiquinha Gonzaga

10. Flor amorosa- Joaquim Antonio da Silva Callado

11.Canção do Mar - Ferrer Trindade/Frederico de Brito

12.Nem às paredes confesso- Arthur Ribeiro/Trindade

13. Coimbra - Raul Ferrão/José Galhardo

14. Disseram que eu voltei americanizada - Luiz Peixoto/Vicente Paiva

15.Minha embaixada chegou /Tai-Pra você gostar de mim - Assis Valente / Joubert de Carvalho
Local : Consulado de Portugal – São Clemente, 424 - Botafogo
Telefone : 2544-3570
Capacidade : 200 lugares
Data: 27 de JUNHO, sabado, às 18 horas
ENTRADA FRANCA

Nenhum comentário: