27.10.08

Marx revisitado - visão de Hobsbawn


Recomendo leitura urgente de artigo do Professor Marco Aurélio Nogueira sobre a revisão de Marx sob o título "Marx, Hobsbawm e o capitalismo", no blog http://marcoanogueira.blogspot.com/
Neste artigo tem um link para uma entrevista de Hobsbawn a Roberto Musso, republicada na Revista Carta Maior.
Só duas frases desta entrevista do historiador inglês para aumentar o apetite da moçada:"Nenhum marxista poderia acreditar que, como argumentaram os ideólogos neoliberais em 1989, o capitalismo liberal havia triunfado para sempre, que a história tinha chegado ao fim ou que qualquer sistema de relações humanas possa ser definitivo para todo o sempre".

*************************************************************************************

"Por outro lado, Marx não regressará à esquerda até que a tendência atual entre os ativistas radicais de converter o anti-capitalismo em anti-globalização seja abandonada. A globalização existe e, salvo um colapso da sociedade humana, é irreversível. Marx reconheceu isso como um fato e, como um internacionalista, deu as boas vindas, teoricamente. O que ele criticou e o que nós devemos criticar é o tipo de globalização produzida pelo capitalismo".

(entrevista de Eric Hobsbawn a Roberto Musso, publicado originalmente na revista SinPermiso e republicado na revista Carta Maior - Tradução para Carta Maior (espanhol-português): Marco Aurélio Weissheimer)

2 comentários:

ze disse...

fui lá e li. me parece simples a idéia de que os meios de produção são roubados e constantemente transformados visando o controle do processo de produção. a saída é a saída: sair do processo de produção capitalista. plantar-se o próprio aipim, batata, banana, feijão, milho, etc. pobreza é a salvação. a inclusão é a exclusão. felicidades.

LIBERATI disse...

Hobsbawn é ótimo, né ! O homem já dobrou o cabo da boa esperança e continua com o senso crítico afiadíssimo. Viu a crise antes dela pipocar. Genial!
grande amplexo