19.9.08

Metatron, o anjo de muitos olhos no livro de Harold Bloom


Este é Metatron, o anjo de muitíssimos olhos, o Guardião. Está no livro Anjos Caídos de Harold Bloom que saiu pela Editora Objetiva e que este blogueiro teve a honra de ilustrar. Bem, por aqui para o oba oba em torno deste meu trabalho, desculpem qualquer exagero.

8 comentários:

TS disse...

Se SHIVA tem muitos braços, METRATON, muitos olhos... deve haver uma relação p/ esta multiplicidade de uma única parte do corpo do impotente humano.

ze disse...

Liberius, àve de Juno, o pavão, com muitos como que olhos no rabo de muitas penas , me parece que a sua ilustra quer lembrar. Argo que vigia Ino : Juno manda de ciúme, esposa de Zeus, vigiar àmante. Hermes tocando flauta faz o monstro dormir. E Ino foge saindo do oriente para o ocidente. muitos olhos.

LIBERATI disse...

Querida Tinê, uma supervigilância, essa multiplicidade dos aparelhos humanos parece ser um desejo inconsciente do próprio humano que se transforma em mito,
bjs

LIBERATI disse...

A sua tese Zé, parece ser que todos os mitos se tocam. Por isso Hermes toca a flauta?
abração

ze disse...

o ser humano é um só. e o texto de Ovídio que conta esta história (de Io e não Ino como escrevi) parece unir si, os mitos do oriente e do ocidente. existe esta unidade. Zeus querendo proteger sua amante, pede a Hermes que mate o vigia que a esposa ciumenta colocou para vigiá-la. o ciúme é um só. felicidades.

LIBERATI disse...

Interessante como os Deuses gregos eram humanos como boa projeção que eram.Na arquitetura dos céus está o alicerce terreno.
grande abraço

ze disse...

comprei e li o livro, suas ilustras estão ótimas, dando conta da grandeza cosmológica do assunto. Jacó sonho em Gn 28 com anjos descendo e subindo a escada que é a Sinagoga/Igreja. É óbvio que Bloom omitiu esta imagem por alguma razão. Gn 6 e Gn 11 ele também omite. Há um sobe e desce constante. céu e terra como bem colocaste. é cosmologia teocrática. a interpretação dele não está errada. eu acho.

LIBERATI disse...

Fico contente que você tenha gostado das ilustrações. O Ensaio de Bloom é de fôlego - ele pensa e escreve bem.
Interessante você sacar coisas que ele omitiu. Anjos então estão sempre caindo e subindo. Anjos e demônios são risíveis.
grande abraço