26.8.08

Cartum: Perguntas difíceis, respostas idem...

6 comentários:

ze disse...

o livro chama o leitor, o assunto pensa a pessoa.

LIBERATI disse...

Antes do pergaminho era pedra.
abraços

ze disse...

capa de pedra em pergaminho de papel. havia o couro, tipo pele-vermelha da noramérica, que vc já até desenhou. se pensarmos nos totens da mesma cultura (lembra do forteapache?) temos uma mitologia só. a imagem então é a essência. mais que a letra. confesso ignoro completamente o assunto do couro. Mas houve Paul Radin lá mesmo. Felicidades.

LIBERATI disse...

Couro, a arte do couro, o bicho aberto, rasgado, a pele arrancada e marcada pelos signos do ser humano. O indígena se achava ser humano, o branco era considerado algo estranho aos seres humanos. A história é a história da imagem, a letra serviu para contá-la, cultura oral. Rodin entre os aborígenes, boa idéia, O pensador é de pedra. O pensamento de pedra voa. A insustentável leveza do ser.
grande abraço

ze disse...

errei. é capa de madeira em livro de papel. não confunda Radin com Rodin. Radin foi um antropólogo americano que estudou os índios de lá. abraços.

LIBERATI disse...

Caro Ze, desculpe a ignorância do macaco, mas não conheço esse antropólogo, desculpe achei que você errou, falávamos de pedra, lembrei de escultura e veio na cabeça Rodin, que fez sua obra em bronze e metais, pouca pedra. Errei. Que obras escreveu esse Radin? Gostaria de saber.
Abraço