24.4.08

Em primeira mão: 1968 - Eles só queriam mudar o mundo


Em primeira mão: o livro dos meus queridos amigos Regina Zappa e Ernesto Soto - 1968 Eles só queriam mudar o mundo ( Jorge Zahar Editor - título muito feliz por sinal) já está na praça e vai ser lançado oficialmente no dia 13 de maio - terça-feira a partir das 20 horas na Livraria da Travessa na rua Visconde de Pirajá 572 em Ipanema.
Curiosidade: na capa está uma foto da pessoa do meu amigo, o grande designer Tulio Mariante em ação revolucionária pichando a palavra Liberdade num muro em letras caixa alta sem serifa. O local me parece que é uma faculdade que fica na Urca num dia de cerco e muita pancadaria. Depois eu digo quem clicou o infante.
Eu acompanhei de perto a feitura desse livro e recomendo para quem quer saber o que foi 1968 e "algo mais" sobre esse ano que mudou o mundo e continua mudando ainda hoje. Na linguagem da época, o livro está bárbaro, muito legal, o bicho!

3 comentários:

TS disse...

Se a memória não falha, Praia Vermelha, não Urca.
Prédio da antiga Reitoria.
Moçada contra as grades.
Outra moçada foi assistir filme no Cine Veneza... enquanto uma ínfima moçada comia profiteroles no Iate Club, em frente.
Nem todos os moços têm os mesmos sonhos.

LIBERATI disse...

Isso mesmo, acho que foi praia Vermelha que fica na Urca, mas esse detalhe geográfico eu vou apurar. Ainda bem que nem todos tem os mesmos sonhos. O problema é que todos tínhamos o mesmo pesadelo e esse nos massacrou de formas diferentes, apesar dos que foram para Bariloche curtir férias enquanto o pau comia em casa de Noca. Havia um grande medo também e algumas vezes ousadia tomou outros caminhos, como o da arte, da música...enfim depois do AI5 cada um ficou com os seus ais...
bjs

ze disse...

a luta continua: tem uma infinidade de gente presa porque é pobre e estava fumando cânhamo (panacéia, diga-se de passagem), só por isto. a polícia continua matando gente inocente toda semana. '68 não acabou.