26.2.08

Fragmento do dia - Culturas Híbridas

"Há um momento em que os gestos de ruptura dos artistas que não conseguem converter-se em atos (intervenções eficazes em processos sociais) tornam-se ritos.
O impulso originário das vanguardas levou a associá-lascom o projeto secularizador da modernidade: suas irrupções procuravam desencantar o mundo e dessacralizar os modos convencionais, belos, complacentes, com que a cultura burguesa o representava. Mas a incorporação progressiva das insolências aos museus, sua digestão analisada nos catálogos e no ensino oficial da arte, fizeram das rupturas uma convenção. Estabeleceram, diz Octavio Paz, a "tradição da ruptura". Não é estranho, então, que a produção artística das vanguardas seja submetida às formas mais frívolas da ritualidade: os vernissages, as entregas de prêmios e as consagrações acadêmicas."
(Néstor García Canclini em Culturas Híbridas - Edusp - Tradução de Ana Regina Lessa e Heloísa Pezza Cintrão)
Nota da Redação: Canclini é um sujeito que fundamental para entender a Cultura na América Latina nessa confusa e complexa época pós-pós-moderna de perda das referências e da globalização onde turistas consomem luxo e os excluídos lixo- e Canclini vai dizer que não é bem assim. Tradição- contradição=Hibridação e vai por aí neste ensaio que é, como ele mesmo diz similar a uma cidade com várias portas para entrar e sair- texto ambulante.

2 comentários:

ze disse...

a direita é privatizante e privatizou a saúde com os planos de saúde que como vc bem disse é o fim do Estado: a ruptura então em sua tradição é acabar com os planos de saúde de novo e fazer todos serem atendidos em hospitais públicos ? ou voltar a CPMF em 1% e resolver todos os problemas do Brasil ? a ruptura artística é político-ecônomica? a praxis é artística? perguntar ofende? a vitória do fla não merecia o trofeu Pá (dado a jogada mais bem cavada a falta foi no botafogo)? Os árbitros da CTF são covardes?

LIBERATI disse...

Caro Zé, existe um setor dos representantes do "povo" brasileiro que tem um projeto neoliberal que visa privatizar tudo. Em vez de reequipar o Estado e fazer dele algo eficiente, com interesses grandes em grana graúda querem tranformar esta terra num negócio. O mercado é seu Deus. O governo que é obrigado a administrar a zorra muitas vezes pisa na bola e deixa o desmatamento avançar. A questão da CPMF foi uma quedinha de braço de setores arcaicos com o governo vacilão. A pergunta é se o governo vacilão iria usar esse dinheiro para consertar a saúde, acabar com as filas etc e tal. Parece que a saúde financeira do país vai bem. Com a ortodoxia do Banco Central o país vai bem, o povo come frango e faz carnê nas lojas de eletrodomésticos e vai votar em quem continuar com isso. Com uma política de direita o governo de "esquerda" me engana que eu gosto fez o dever de casa direitinho. O Brasil pode pagar sua dívida externa - tem grana pra isso. O governo precisa de um projeto para tornar o país possível. Até o momento é um acampamento , ou hotel como disse Canclini sobre a AL.
Quanto à garfada que o Botafogo sofreu, chega de choro. Tirem o time do campeonato e pronto. Medida radical? Não, apenas um realismo. Botafogo deixaria de fazer figuração.