24.9.07

Coffee and Cigarretes muita cafeína e fumaça


Peguei na minha "Loucadora" o DVD "Coffee and Cigarretes" de Jim Jarmusch e confesso que não gostei. É o chamado filminho cult. Feito para a turma espaço-café. A brincadeirinha de fazer um besteirol em torno de figuras carimbadas do submundo pop jarmuschiano poderia ser uma outra coisa, algo mais interessante. Talvez seja pedir demais. Meio documentário, disfarçado de ficção , faz apenas passar o tempo e acaba mostrando o que está no fundo daqueles lugares onde as figurinhas tomam café e fumam cigarros: o tédio .
Tá certo, o cara que fez a obra-prima chamada "Down by Law"(1986), depois repetiu a dose com "Mystery Train (1989) e já não conseguiu grande coisa com "Night on Earth" (1991), mas fez um belo filme chamado "Dead Man"(1995), tem o direito de tomar café em serviço. Tomar café ralo, é claro. E como gostam de dizer os críticos de segundos cadernos - :"em doses industriais". Tem gente que vai dizer que o cineasta perdeu tempo em "Ghost Dog"(1999). O bom desse filme é o Forester Whitaker. Não vi ainda "Broken Flowers" (2005).
"Coffee and Cigarretes" conta com a participação de : Roberto Benigni que faz o papel do bobo Roberto. Steven Wright é Steven no episódio que se chama "Strange to Meet You", JoieLee é o gêmea boa no episódio "Twins", Cinqué Lee é o gêmeo ruim e também o cozinheiro no episódio "Jack Shows Meg His Tesla Coil".
Steve Buscemi faz o papel de garçom no episódio dos gêmeos onde explica a teoria do Elvis ruim e do Elvis bonzinho.
Iggy Pop e Tom Waits representam eles mesmos em "Somewhere in California"
Joseph Rigano é Joe , Vinny Vella e Vinny Vella Jr são Vinny e Vinny Jr. no episódio "Those Things'll Kill Ya".
Renée French é Renée e E. J. Rodriguez é o garçom no episódio "Renée".
Alex Descas é Alex e Isaach De Bankolé é Isaach em "No Problem".
Por fim, Cate Blanchett é Cate e Shelly no episódio "Cousins"
Tá faltando gente? Ah! Tem Meg White e Jack White no episódio do trasformador de Tesla , tem RZA e GZA e Bill Murray disfarçado de garçom marinheiro e num outro episódito sobre primos , Alfred Molina e Steve Coogan. Os dois últimos fazem o papel de artistas cínicos que brincam com a idéia de ser e conhecer celebridades . Bill Rice e Taylor Mead estão em algum lugar do filme que esqueci quando acordei. Como diria o personagem de "Il Sorpasso" (de Dino Risi) vivido por Vittorio Gassman(interpretando o espaçoso Bruno Cortona que fala de um filme de Antonioni no qual dormiu o tempo todo):- Bello filme esse do regista Jim Jarmusch!

4 comentários:

ze disse...

'Strangers than Paradise" é um grande filme. Não acontece nada só fumaça. "Smoke" é de quem? (o filme que 'pesam' a fumaça a partir da diferença do peso da cinza. Está a contraponto (diria Villas-Boas) com o filme de ação. Na realidade acontece nada.

LIBERATI disse...

Isso mesmo Zé! Realmente esqueci do "Stranges than Paradise", eu gosto desse filme, como é que fui esquecer?
"Smoke" é de Wayne Wang com roteiro de Paul Auster. Um belo filme, a história de Natal do final é um primor. Acho que cometi uma crônica falando desse filme. Vou procurar nos meus arquivos arqui-empoeirados. É verdade, nos filmes de ação é que não acontece nada, mesmo. No cinema falado, (Olhaí Caetano Veloso!) é que acontece tudo, nas filigranas.
um grande abraço.

ze disse...

Chaplin fez tudo mudo. Imagino os versos canônicos dos jatakas naquelas molduras com letreiros de filmes mudos. Só imagino; talvez não fossem apropriados.

Sizenando disse...

desculpem-me a intromissão mas chaplin não fez tudo mudo.
coroou o cinema mudo que ele inventou com aquela cena, já sonora, em que, no saloon, canta em língua e letra inventadas uma canção pro público - já que perdera a letra num movimento brusco do braço, a letra da canção anotada no punho falso da camisa.
isso. em busca do ouro, acho que é isso. já era cinema sonoro e ele brinca com o som...